top of page

A Jornada do Sábio e do Tolo

Atualizado: 17 de ago. de 2022


"Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento." - O Caibalion

Já se perguntou por aí a quem você ouve quando toma as suas decisões?

E se eu te contar que todos possuímos uma sabedoria interna, imensa, do tamanho de uma biblioteca, repleta de conhecimentos que são propriamente nossos? Já pensou em se consultar por lá?


Faz parte de nosso poder e é inclusive nosso dever, honrar e olhar todo o conhecimento adquirido simplesmente por experienciarmos a vida. A forma como vivemos e como fomos adquirindo entendimento é completamente única e exclusiva. Ninguém nunca esteve no mesmo lugar em que você se encontra agora, é inteiramente singular a sua vivência. E somado ao tempo e outras bagagens recolhidas do caminho, a fórmula mágica te trouxe uma sabedoria imensa. Sim, você sabe mais sobre você do que qualquer meio externo. Qualquer pessoa que ouse te mostrar que sabe mais sobre você do que você mesmo, sobre o que você viveu e o que você passou, suspeite. Pode-se ter uma noção ou no máximo uma compreensão, mas eu duvido que tenha algum entendimento. O externo nunca esteve na sua pele, na sua mente e no seu coração, para ter uma amostra do sabor que é ser você.

Mas existem sim, seres humanos, que conseguem te apoiar na caminhada e auxiliá-lo a enxergar isso, a ter acesso a todo esse vasto território que é ser você. Esse arsenal aí precisa ser explorado e usado a seu gosto, para fazer escolhas mais assertivas, condizentes com os seus valores.


Somos uma criatura tão bem manifestada, que temos integrado em nossa configuração humana os melhores recursos para lidarmos com os desafios que se apresentam na jornada.


Você está sabendo ouvir a si mesmo? Você está conseguindo ouvir a si mesmo? Será que não está se passando por mais um Tolo nessa jornada? Ignorando o que traz consigo e preocupado com tudo o que acontece no externo, enquanto a verdadeira riqueza está escondida aí, implorando para ser desvendada pelo único ser que possui a chave e a maestria para tal.


O quanto você tem sido Sábio no seu caminhar? O quanto tem dado ouvidos à ignorância do Tolo?


O Tolo é necessário para trazer a pureza, para que seja possível viver experiências a partir de um lugar inócuo. Porém é tolice permanecer neste mesmo lugar, ainda bruto, cercado de incapacidades. Sejamos diamantes nesta vida, brutos como uma rocha e com enorme potencial interno, dispostos à lapidação para que seja trazido à superfície o brilho reluzente que nos habita.


Então te pergunto: Você tem buscado extrair o melhor de todas as experiências que vivencia, alimentando o Sábio que vos habita? E ainda, você tem consultado esse Sábio, que está à disposição, para tomar as suas decisões com integridade?


Você tem coragem de trazer à tona os tesouros que estão escondidos dentro de você?



Clique no botão abaixo e ouça sobre essa reflexão na versão podcast no Spotify:






58 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


A essência do texto é linda! Ninguém mais do que eu sabe de mim! ❤️ Perfeito

Like
bottom of page