top of page

Planetas - Luz, câmera, ação!

Atualizado: 21 de nov. de 2022

"Astra inclinant, sed non congut"

"Os astros inclinam, mas não determinam" - traduzido do latim.


Eis aqui os nossos principais atores dessa dinâmica celeste. A Astrologia é literalmente o estudo dos astros, que são representados pelos luminares (Sol e Lua) e planetas (de Mercúrio a Plutão).


Além dos planetas, há outros posicionamentos olhados no Mapa Natal que se referem aos asteróides (como Quíron, Lilith) e pontos geométricos que são obtidos através de cálculos matemáticos (Roda da Fortuna, Nodos lunares), todos estes que tem menor grau de atuação na análise como um todo. Alguns astrólogos não os interpretam e outros aprofundam buscas em seus significados e possuem maior relevância em áreas especializadas dos estudos astrológicos.


Quando o Mapa do nascimento é gerado, é como se olhássemos o céu do ponto de vista da Terra e a partir daí observamos a posição dos planetas em suas eclípticas dentro do sistema solar, cada qual em movimento de translação.


Na análise e estudo desses movimentos celestes, observamos os graus em que eles estão no mapa, e, cada ângulo matemático entre a distância dos planetas, possuem significados específicos, os quais são os chamados aspectos.

 

Dentro do estudo da Astrologia, os planetas possuem naturezas essenciais e são categorizados da seguinte forma:


Planetas pessoais:


Atuam a nível pessoal, sua atividade é percebida pelo indivíduo e bem importante para a pessoa compreender seus direcionamentos.


Sol - representa nossa essência, nossa vontade intrínseca da existência, a vitalidade, onde desejamos ser reconhecidos.


Lua - representa como reagimos emocionalmente ao mundo, o que nos motiva e também nossas memórias do passado.


Mercúrio - representa como nos comunicamos com o mundo, como absorvemos informações, aprendemos e assimilamos experiências.


Vênus - representa como demonstramos afeto nas nossas relações amorosas e sociais, assim como rege as nossas finanças, a arte e a beleza.


Marte - representa os nossos desejos e como agimos perante as situações, os nossos impulsos, como colocamos nossa energia e também a forma como trabalhamos.

 

Planetas sociais:


Atuam em nível social, marcam um grupo que nasceu em uma mesma época e expressam necessidades de crescimento similares.


Júpiter - representa o ponto de nosso crescimento pessoal, expansão, boa sorte, como lidamos com a fé e expressamos otimismo.


Saturno - representa onde precisamos amadurecer, sensação de restrição, castração e limitação. Seu posicionamento mostra onde precisamos assumir responsabilidades e reconhecer as consequências de nossas ações.


 

Planetas geracionais:

Atuam com as gerações, uma camada da sociedade nascida em certos momentos históricos, as quais tende a se comportar coletivamente de forma similar em prol da evolução do planeta. Marcam os grandes saltos de consciência da sociedade.


Urano - onde se rompe padrões estabelecidos e ultrapassados para trazer inovação e liberdade. Também representa onde se exerce sua originalidade e acontecem imprevistos.


Netuno - simboliza a espiritualidade, o amor universal e dissolução completa do ego. Onde ele está pode trazer ilusões, confusões e até certa despersonalização, mas também onde se percebe uma inspiração não explicada racionalmente.


Plutão - representa o inconsciente e forças destrutivas que têm o intuito de mostrar partes que não queremos enfrentar, e por isso onde está simboliza aquilo que precisamos desapegar e transmutar.







Cada um dos planetas no Mapa Natal exerce suas funções e colocam em atividade os padrões de comportamento dos signos onde estão, conforme suas naturezas essenciais. Eles são os verdadeiros atores do Mapa, que trazem os potenciais e desafios a serem vivenciados. Não são interpretados isoladamente, mas conforme a interação com a dinâmica do mapa e com o contexto vivenciado pela pessoa que traz aquela configuração natal.


"Nenhum astrólogo, e nem mesmo um psicanalista, pode interpretar uma vida e um destino a um nível mais alto do que aquele no qual funciona." Dane Rudhyar


Deixe seu comentário abaixo se esse post te auxiliou a entender e localizar os posicionamentos dos planetas em seu Mapa Natal !

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page