top of page

Signos - Qual a sua marca?

Atualizado: 11 de jan. de 2023

"O homem tem, por direito divino, ser tão calmo e tranquilo quanto o Cosmos."

O signo, quando olhamos pela etimologia, signum, do latim, significa "sinal ou marca", ou seja, utilizamos a palavra na Astrologia como artifícios da linguagem cósmica, para sinalizar a forma como compreendemos os sinais, os padrões de comportamento humano.

O Mapa Natal é composto a partir da divisão do zodíaco em doze partes, que correspondem aos doze clássicos signos que conhecemos.


O início do zodíaco é marcado por Áries, quando começa o Equinócio de Primavera no Hemisfério norte (e outono aqui no Hemisfério sul). Quando olhamos para o Mapa Natal, vemos a partir da perspectiva terrestre, e centrado no indivíduo, afinal, somos nós que estamos vivenciando essas marcas. Por isso quando dizemos que uma pessoa tem o Sol em Áries, significa, que do ponto de vista da Terra, o Sol se projetava na faixa zodiacal de Áries no momento do nascimento. Quando um ser humano nasce, é como se desenhássemos essa faixa zodiacal no céu, e naquele instante, aquela configuração celeste fizesse parte de sua força de vida, pois a energia cósmica passou a integrá-lo. Recomendo a leitura do texto "O que é Astrologia?"


Cada um dos 12 signos do zodíaco tem suas qualidades primordiais, e aqui vamos falar dos temperamentos e os comportamentos.


Elementos:


FOGO - São pura intuição, compreende sem precisar racionalizar, energia criativa, espontaneidade, entusiasmo e motivação.

"Eu sou, logo existo."

Áries - Leão - Sagitário


TERRA - São sensoriais, é preciso ver, tocar, experimentar, energia de praticidade, objetividade e realização concreta.

"Eu realizo, logo existo."

Touro - Virgem - Capricórnio


AR - São racionais, é precisa ter sentido e lógica, valoriza-se a inteligência e relacionamentos, mais abstrato e mental.

"Eu penso, logo existo."

Gêmeos - Libra - Aquário


ÁGUA - São puramente emocionais, perceber coisas pelos sentimentos, que julgam ser bom ou ruim, é instintivo, subjetivo e psíquico.

"Eu sinto, logo existo."

Câncer - Escorpião - Peixes



Comportamentos:


CARDINAIS OU CARDEAIS - São impulsivos e imediatistas, impacientes, iniciam a ação e não necessitam de estímulos externos.

Áries - Câncer - Libra - Capricórnio


FIXOS - São estáveis e determinados, resistentes a mudanças, construtores com alta capacidade de concentração e foco.

Touro - Leão - Escorpião - Aquário


MUTÁVEIS - São flexíveis e adaptáveis, inconstantes, coexistem com os acontecimentos e contornam obstáculos facilmente.

Gêmeos - Virgem - Sagitário - Peixes


 

Antes de falarmos dos signos individualmente, leiam com atenção: Uma pessoa possui um mapa inteiro funcionando, de acordo com as outras posições planetárias, casas e aspectos. Estas posições irão configurar toda a forma de expressão de cada um dos signos. Uma pessoa não pode ser definida somente pelo signo solar, as características indicam as tendências de padrões de comportamento que podem pender tanto pra um lado quanto para outro. Falar de alguém só pela característica do signo solar, seria limitar muito a humanidade.


Característica dos signos:


Áries - Fogo cardinal - É o primeiro, a faísca que inicia as coisas e grande incentivadores de quem vem atrás. Ativo, rápido, dinâmico e impaciente, perde o interesse quando vê que aquele caminho não dá certo e parte pra outra. A independência é importante e gosta de lutar por uma causa, quer ter uma função, é o seu ponto de motivação. É corajoso e pode acabar chegando na imprudência, precipitação e tender a ser mais violento (forçar a sua vontade). Detestam perder tempo e se irritam com a espera, expansivos e transparentes, quando algo o desagrada, é perceptível - não consegue esconder muita coisa.


Touro - Terra fixo - É aquele que irá arar a terra para que a semente possa germinar, são grandes construtores das estruturas materiais e muito perseverantes. É bem ligado ao mundo material, ter as coisas é importante, principalmente mantê-las, gosta de conservar o que possui, isso traz a sensação de segurança, mas pode se tornar um acumulador. Tem grande capacidade de traçar soluções para problemas complexos, pois são práticos e objetivos. Ligado aos 5 sentidos do corpo, prazer e conforto são importantes, sendo mais caseiros, detestam confusão e coisas tumultuadas. Tem seu ritmo próprio e pode estagnar caso não veja futuro naquela empreitada, mas custa a sair dali (despegar).


Gêmeos - Ar mutável - É leve, jovial, curioso, ama uma novidade e ficar por dentro de tudo o que acontece, mas não se aprofunda se não tem interesse. Muda constantemente de opinião, pois não se fecha a uma ideia só, entende que as coisas são efêmeras. É bem articulado e convincente (dom da lábia), muito racional e necessita de interatividade com o mundo, precisam ver gente, ver movimento, ver as coisas acontecendo. Podem ser muito distraídos e superficiais, podendo facilmente cair fora de situações quando pegam no seu pé. Grandes divulgadores de informações com capacidade ouvir, juntar pontas soltas e de unir vários tribos, ideias e interesses em um lugar só.


Câncer - Água cardinal - É quem tem o impulso de acolher e cuidar de todos à sua volta, sem, no entanto, mostrar as suas próprias dificuldades. Procuram por conexões emocionais e uma vez que a encontram dificilmente vão embora ou permitem que o outro vá embora, preza por aquele laço e sempre dispostos a resolver os problemas que surgirem. Gostam que respondam emocionalmente aos seus impulsos e se magoam facilmente quando não são correspondidos. Dele, irá ouvir os melhores conselhos e se sentirá em um ambiente familiar para se abrir emocionalmente, são altruístas e fazem de tudo para proteger os que estão à sua volta. Querem conquistar as coisas, não são frágeis e podem manipular para obter o que querem (demonstrando o seu sacrifício).


Leão - Fogo fixo - É aquele que possui o dom da criatividade de forma natural, com boa autoestima e intensos ao se expressarem. Gostam de ensinar e passar o que sabem, sendo bons líderes, possuem voz de comando e não enxergam necessidade de expor suas dificuldades, podendo passar uma imagem de inacessível. Detestam ser contrariados e insistência, não são violentos, se contém, mas se continuar inflamando-o, não queira estar por perto quando ele se impor para se defender. Românticos por natureza, possuem coração nobre, generoso e leal, querem dar o melhor para quem está com ele, pois reconhecem o valor das pessoas. Idealizam as coisas, criam expectativas e esperam que o outro responda na mesma altura. Gostam de manifestar a vida com paixão.


Virgem - Terra mutável - É quem percebe as coisas acontecendo pela observação do detalhe. Grandes trabalhadores, muito precisos, analíticos e eficientes, mas a crítica pode atrapalhar a fluidez, tanto ao outro quanto a si mesmo. Precisam ficar bem para não ser mal avaliado, nisto ficam se comparando muito com o outro o que interfere na autoestima. Tem muita disciplina, várias habilidades e gostam tanto de fazer corretamente quanto ensinar da melhor forma. São bem práticos, organizam a vida, cada coisa tem uma hora, a saúde é importante. Percebem a organização do sistema e cada função, testam tudo antes de fazer alguma mudança para se sentirem seguros, é importante que se sintam aceitos e úteis.


Libra - Ar cardinal - É o signo dos relacionamentos, tem o impulso natural de conhecer pessoas, gostam de saber como elas pensam, como se vestem e se adaptam facilmente ao meio que estão inseridos. Tem o dom da diplomacia e sempre tem uma opinião, mas nem sempre a expressa para não perder o contato, podendo ser vistos como indecisos. A verdade é que querem ser aceitos pelo outro, deixar todos satisfeitos, então procura manter a harmonia na relação e no ambiente. Não gostam de confusões, porém quando necessário sabem ser muito persuasivos sem perder o refinamento. Amam transitar pelo mundo em parceria, tem muitos contatos e são aqueles que fazem as pessoas se conectarem.


Escorpião - Água fixo - É quem vive a vida profundamente, com uma intensidade emocional pouco compreendida. Sabe que existem mistérios a serem desvendados e percebem as pessoas antes mesmo delas se apresentarem, mas por ficarem muito na defensiva podem perder grandes oportunidades. São muito instintivos, confiam no seu potencial e tem boa autoestima. Ambiciosos, o que colocam na cabeça, conseguem conquistar, são sedutores (mesmo sem perceber) e atraem as pessoas até ele. Estrategistas e desconfiados, podem querer moldar uma pessoa para sentir mais segurança, pois quando se envolve, é profundamente e não perdoam fácil. Donos de uma memória definitiva, precisam sentir confiança por onde transitam e possuem alto poder de regeneração.


Sagitário - Fogo mutável - É aquele que acha que tudo é possível, o mundo é grande e tem muito a viver ainda. São entusiasmados, otimistas, exagerados, querem viver tudo até o último minuto e nisto podem acabar sendo deselegantes. Extremamente sinceros, se você pergunta algo, recebe a resposta (nem sempre a que quer ouvir). Muito ativos, divertidos e precisa ter fôlego pra acompanhar, então ele pode perder o interesse facilmente. São autodidatas, buscam saber de tudo, assim como questionar tudo, são bons de papo, filosóficos, um pouco ingênuos e viram grandes amigos de todos. Espontaneidade é sua marca, viajam para conhecer o mundo, há muito a conhecer da vida ainda.


Capricórnio - Terra cardinal - É quem traz aquele tom de seriedade para a vida. Responsáveis, éticos e corretos, sabem esperar pelo tempo das coisas e se programam para isso. Grandes planejadores e ambiciosos e querem realizar as questões materiais proativamente, não há palavra impossível no vocabulário deles. Desde cedo buscam por uma independência financeira e são aqueles que se preparam para o futuro confortável. Com o tempo se tornam sábios e excelentes instrutores, são realistas, exigentes e podem ser inescrupulosos em suas conquistas (a qualquer custo). Donos de um humor mais sarcástico, são dominadores e batalham para conseguir o que quer (e consegue).


Aquário - Ar fixo - É o primeiro a questionar qualquer status quo, já tem opinião formada sobre o assunto e faz questão de colocá-la. Vivem sua própria verdade com muita convicção, podendo se tornar arrogantes intelectuais nesse quesito, se abrem a novas informações, desde que estas respeitem sua lógica. Quer esclarecer a todos e libertar as pessoas, são bem comunicativos, interativos, trazendo sua nova ordem ao sistema. Tendência a serem mais racionais que emotivos, verdadeiros formadores de opinião e uma tendência a querer salvar o mundo (são mais libertários do que livres). Originais, individualistas (é o que ele é), progressistas, ter amizades (sua tribo) e aprender com pessoas é importante.


Peixes - Água mutável - É o último signo do zodíaco e traz consigo o conceito de humanidade. São sonhadores, compreensivos, bons conselheiros e altruístas, mas muitas vezes não sabem dizer não e nem ouvir não (e sofrem por isso). Sensíveis ao meio externo, percebem as necessidades do outro e tem tendência a fugir da realidade quando se sentem cobrados, se isolando por serem incompreendidos. Querem concretizar sua imaginação, seu sonhos, porém, por não serem tão práticos precisam treinar essa habilidade, e podem tender ao vitimismo. Fazem conexões o tempo todo, nada lógicas, baseadas na percepção do campo sutil, e se distraem com facilidade com o ambiente externo ou com a própria imaginação. Saudosistas, ligados à arte, à expressão abstrata de tudo o que absorve.


Cada signo tem um símbolo específico (claro que carregado de significado) que o representa, apresentado no quadro abaixo:



E aí, você se identificou com alguma das características dos signos? Explore todo o seu Mapa Natal para observar os padrões, e claro, não se limite, há muito mais para olhar além do que algo já pré-formatado. Comente nesse post depois se fez sentido pra você e caso queira se aprofundar, agende um atendimento para saber como isso se traduz no seu Mapa!


Como já dizia Nietzsche:

"Eu sou vários. Há multidões em mim. Na mesa de minha alma sentam-se muitos, e eu sou todos eles. Há um velho, uma criança, um sábio, um tolo."

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page